Pular para o conteúdo principal

OÁSIS

Se um palíndromo é quando uma palavra ou frase possuem o mesmo significado lidas de trás para frente, farei algo parecido com o título desse texto, chegando à esquisita palavra “sisão” (tomei a liberdade de por um til nesse acento pra dar mais sonoridade). Assim, escrito com “ésse”, Sisão é o nome de uma ave de pequeno porte, encontrada no sul da Europa e na Ásia; infelizmente em perigo de extinção. Quando escrito com “cê”, chegamos a uma espécie de palíndromo, palavra com aspectos que se assemelham a uma possível interpretação para oásis. Lemos “cisão”: separação, divisão, exclusão.  Coincidência estarmos vivendo divididos, separados uns dos outros e, sim, diante da possibilidade de extinção, tal qual a ave asiática? É quase uma vingança, um acerto de contas da natureza. Aves asiáticas em extinção nos colocando na mesma situação. Seria uma enorme coincidência. Seria. Primeiro pois eu não acredito em coincidências, e segundo porque Oásis é bem mais que uma parte excluída no deserto.

Quando você pensa em um oásis logo vem à mente aquele milagre da natureza em oferecer uma lagoa, com árvore e tudo, bem no meio de algum gigantesco deserto, certo? Sim. Esse é o oásis clássico, praticamente um arquétipo da palavra; se é que algum dia existiu de fato um desses pequenos milagres que não fossem miragens. Bem, mas eu, você, e o próprio oásis podemos ir muito além do que isso. Um pouco de abstratismo com uma boa dose de poesia e pronto: elevamos a mesma relação para outro patamar de significado ou possibilidade. Em outras palavras, uma metáfora. Vendo assim, um oásis transforma-se em respiro, folga, descanso: a esperada e desejada paz, em meio a tudo que se opõe à ela. Desligar a Globonews e abrir um livro já seria um bom exemplo. Mas calma, dá para ir um pouco mais longe.

Vivendo a situação que vivemos (um dia bastará ver o ano dessa publicação para entender ao que me refiro), a melhor coisa que pode acontecer na sua vida, no seu dia a dia, é encontrar – ou ser encontrado por – um oásis. Lembre-se: aquilo que você busca também está à sua procura. Encontrar e ser encontrado simultaneamente é uma questão de tempo, para aqueles que nunca desistem de acreditar. A almejada paz de espírito, o bem estar de simplesmente sentir-se vivo e privilegiado, em meio ao caos da pandemia. No qual podemos nos refrescar da panela de pressão, nos aliviar da incômoda agonia em forma de máscara, incertezas e dois metros de distância, Nem que isso aconteça por alguns minutos (com sorte, horas), algumas vezes por dia, e esquecer de tudo, permitir-se ser feliz, no melhor sentido “sentir” da palavra. Isso sim é o que se pode chamar de Oásis em tempos de Coronavírus. Algo como o Amor nos Tempos do Cólera.

Talvez, se não fosse o tamanho do supracitado caos pandêmico que se instaura, o prazer dessa sensação não acompanhasse a mesma magnitude; bem como faz o silêncio que sucede uma algazarra ensurdecedora, ou até mesmo o lago e sua árvore em meio as areias do deserto. Ao contrário, é justamente essa dicotomia que empresa ao oásis tanto valor e raridade. Qual é o seu oásis? Bom, talvez esteja ao seu lado, no fundo de uma gaveta ou até mesmo em um aplicativo de celular. Eu posso explicar (ou tentar) o meu.

Não é possível descrever a sensação, por mais figuras de linguagem que eu coloque nessas linhas. Posso afirmar, no entanto, através do alfabeto do coração e pela janela da alma, tratar-se de algo precisamente calculado para acontecer agora, paradoxalmente simultâneo a toda loucura surreal que o rodeia. Só assim para finalmente começar a me tornar aquilo que sou, metade de uma incrível antítese em rápido crescimento que se alastra como chama: oásis do meu próprio oásis, em plena s(c)isão. De trás pra frente, com s ou c, de cima abaixo, por todos os lados, tempo e espaço...

É gratidão que fala?



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Super trunfo Até hoje tive três carros. Três carros que chamei de meus. Na verdade, eu os ganhei. Nenhum deles foi um sonho novo, e sim, realidades semi-novas. Bem, cavalo dado não se olha os dentes, certo? Mesmo quando falamos de sessenta cavalos, cento e vinte cavalos? Para ser exato, não sei quantos cavalos cada carro tinha (ou tem, vai saber), mas não olhei os dentes. No máximo, mostraram-me a correia dentada; de relance. O primeiro era roxo. Era feio. Era um Ford Ka. Preciso falar mais? Não, mas eu quero. Um Ford Ka 97 roxo. Uma azeitona sem ar ou direção que me levava pra cima e pra baixo. Seu apelido: shake-móvel. Eu adorava. E adorava cada defeito nele. O fato de não caber ninguém (e mesmo assim eu colocar todo mundo dentro), a cor horrorosa, e, principalmente, o shake de pelúcia – brinde do mclanche feliz – que eu deixava em cima do painel. Um dia, uma garotinha no semáforo pediu o bichinho de presente. “Você vai cuidar bem dele?”, perguntei. Meses depois, ele (o carro) foi
O Vestido Achei que aquele momento seria o mais embaraçoso de minha existência. É uma sensação um pouco constrangedora, estar de pé com aproximadamente quatrocentas pessoas olhando para suas costas. Ao meu lado, uma mulher linda. Vestida toda de branco, com um véu enfeitando seu rosto. À minha frente, um senhor. Todo de preto, com um quadradinho branco no pescoço. Ele fala. As quatrocentas e duas pessoas escutam. No final, nos dá a palavra, “sim” é a nossa resposta. Uma hora depois estamos todos na festa. Curiosamente, o número de pessoas até aumenta. O pessoal prefere festa mesmo. Após as valsas, todos estão um pouco “altos” e eu decido maneirar na bebida – não quero esquecer o dia mais importante da minha vida. Passando por umas mesas, voltando do banheiro, me deparo com a Tatiana. Meu primeiro namoro sério. Na época eu achava que ela é quem estaria vestida de branco hoje; gozado. Sorrio, dou um abraço apertado e agradeço pela presença. Tento me lembrar o porquê do nosso término enqu
endereço certo . São Paulo, 5 de Maio de 2009 . Oi futura, Prefiro chamá-la assim, porque desconheço o destino desta carta. Já a origem, posso afirmar que trata-se de uma vontade louca e sem sentido. Vontade em dizer algumas palavras que passeiam por mim, desde não sei exatamente quando. Desde o momento em que te reconheci. O sentido não é lógico, claro, é daqueles que não merece ser analisado. Sentido pra ser vivido, experimentado, arriscado, sentido; apenas. Não. Eu não diria que se trata de uma carta de amor. A experiência diz que não é assim, de repente. Não o amor que se constrói, que se alimenta do amor crescente daquele que se ama. Como dois pequenos big-bens, chocando-se um com o outro, encontrando-se e reencontrando-se na ansiedade paciente do infinito. (Quem melhor do que o amor para falar de paradoxo). Enfim, falo do que pode ser, através do pano de fundo daquilo que já é. Que palavras são essas que persistem tanto sem um porquê? Curiosidade, como é de se imaginar; Cumplici